data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: divulgação
Empresários de Santiago realizaram uma manifestação pela reabertura do comércio não essencial e retorno da cogestão no modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado. Em seus veículos, eles percorreram as ruas da cidade neste sábado.
VÍDEO: BM faz sirenaço em homenagem aos profissionais da saúde em Santa Maria
A concentração da carreata começou por volta de 9h no centro da cidade e se estendeu ao longo da manhã. O ato foi organizado pelo Centro Empresarial do município. Conforme a presidente da entidade, Cristina Cardoso, foram cerca de 150 a 180 carros que se reuniram na carreata. Ela também ressaltou o pedido da retomada do sistema de cogestão.
- É uma luta justa pelos empregos, pela economia, porque ela também salva vidas. Uma pessoa sem emprego não vai ter o pão para colocar na mesa. Todo o trabalho que leva o sustento para casa é essencial. A volta da cogestão vai fazer com que cada município tenha autonomia para ver o que é melhor. Cada um tem suas particularidades, não podemos comparar uma cidade do tamanho de Santiago com uma metrópole como Porto Alegre, por exemplo - explicou Cristina.
LEITOS ESGOTADOS
O manifesto ocorre no mesmo dia em que a cidade, que faz parte da região de Santa Maria no mapa do Distanciamento Controlado, encontra-se com a lotação das UTIs em 122,2%, ou seja, 12 pessoas estão internadas no Hospital de Caridade de Santiago, que tem capacidade para atender 10 pacientes.